sexta-feira, 21 de março de 2014

Capacidade profissional

Boa tarde!

Hoje acordei pensando sobre meus pacientes e sobre os estágios da faculdade. Fico ruminando pensamentos como "Será que eu vou conseguir ajudá-los" "Será que estou sendo uma boa profissional?". Essas dúvidas surgem quando estou em conflito comigo, com a minha capacidade profissional, e com medo de errar.

Como dizem: errar é humano. Mas será que se eu errar feio, não acabo prejudicando meus pacientes? Sei que tenho que ser mais confiante nas minhas habilidades que adquiri durante o curso de Psicologia, entretanto, esse medo me leva ao fundo do poço às vezes.

Descobri duas coisas.
Primeira: eu amo tratar de crianças, por mais que isso exige esforço psicológico e físico. Acho que é pela identificação com as brincadeiras, as pinturas, com o meu lado mais ingênuo e infantil.
Segunda: cuidar de adulto é diferente. Ele fica te olhando a todo instante, qualquer reação sua, talvez ele já pense algo, sendo que muitas vezes não é nada de ruim. Eles falam bastante, tenho que pensar muito mais no que irei responder, e ficar a mil por hora focada na atenção das falas do paciente.

Tenho certeza que muitos de vocês já duvidaram de sua capacidade. É normal. Pode ser uma fase ou uma situação mais constrangedora ou ameaçadora.

Bom, espero que isso passe. Só sei que quando estou em supervisão, eu entendo que é algo tão simples e que eu tenho a capacidade de fazer e já me animo para a próxima sessão.

E vocês? Tem algo que os bloqueia? Ou que duvidem de sua capacidade, seja ela profissional ou  outra qualquer?

Obrigada.

Atenciosamente, Sam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário